Ações do documento

Seminário Tecnológico - Padrões Abertos para Web

O que
Quando 01/07/2013
de 09:00 até 14:00
Onde diversos auditórios do Serpro
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Seminário Tecnológico - Padrões Abertos para Web

Os padrões abertos são essenciais para interoperabilidade. Para que a interoperabilidade aconteça, é necessário que todos estejam de acordo sobre a forma como esta interoperabilidade vai ocorrer. Ou seja, quanto mais padronizados forem os mecanismos de interoperabilidade, mais fácil será de haver interoperação e a comunicação ocorrerá de forma mais rápida e ágil.
Sem padrões abertos não haveria Internet, são utilizados padrões abertos e reconhecidos por todos para a troca de dados na Internet - os usuários podem acessar Brasil, da China, do Canadá ou Uganda, que estará utilizando o protocolo TCP/IP. O W3C (World Wide Web Consortium) já criou mais de 80 padrões, exploraremos alguns deles durante esse seminário, veremos que com padrões é possível desenvolver aplicações de forma simples e aparência bonita e funcional, sobre as tendências de linguagens de programação e frameworks que facilitam a vida do desenvolvedor de web e mobile, além de apresentar padrões para imagens/vetores.


Horários Palestras:
09h ás 09h10min - Porto Alegre - Abertura - Deivi Kuhn

09h10min ás 10h - Curitiba - Flávio Lisboa - Sencha Touch - Javascript para Mobile WebApps
10h ás 11h - São Paulo - Jomar Silva - Desenvolvendo Apps Multiplataforma para dispositivos móveis com HTML5
11h ás 12h - São Paulo - Jean Carlo Nascimento (Suissa) - Be MEAN - Crie aplicações inteiramente em Javascript
12h ás 13h - Rio de Janeiro - Guilherme Razgriz - Do SVG ao 3D uma viagem pelos vetores escalados
13h ás 14h - Curitiba - Rafael Ferreira Silva - CSS 3 - A Web com mais estilo

 

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/

Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail CISL cisl@serpro.gov.br,  twitter @CISLGovBR ou facebook https://www.facebook.com/cislgovbr


Palestra 1:
Título: Sencha Touch - Javascript para Mobile WebApps
Breve descritivo: O Sencha Touch é um framework open-source, totalmente desenvolvido em JavaScript para para criar aplicações com interface rica para dispositivos móveis. Nesta palestra teremos uma introdução à arquitetura MVC do Sencha Touch e veremos como iniciar o desenvolvimento de WebApps e como fazer com que uma aplicação Web existente possa disponibilizar seu conteúdo para dispositivos móveis.

Palestrante: Flávio Gomes da Silva Lisboa

Minicurrículo:
Flávio Lisboa é bacharel em ciência da computação com pós-graduação em Aplicações Corporativas usando Orientação a Objetos e Tecnologia Java. Trabalhou em várias empresas, atuando simultaneamente como programador e instrutor. Foi funcionário de carreira do Banco do Brasil onde chegou a analista da diretoria internacional. É pioneiro no uso de Zend Framework, é contribuidor oficial e publicou pela Novatec os livros Zend Framework Componentes Poderosos para PHP e Criando Aplicações PHP com Zend e Dojo. É contribuidor oficial do projeto Tine 2.0, um CRM e groupware open source, baseado em Zend Framework. É instrutor da Tempo Real Eventos, onde ministra a Formação Zend Framework e outros cursos, como Orientação a Objetos em PHP, Doctrine, Webservices e Dojo Toolkit. É fã de PHP, Python e quadrinhos. Seu site é www.fgsl.eti.br.


Palestra 2:
Título: Desenvolvendo Apps Multiplataforma para dispositivos móveis com HTML5

Breve descritivo:  Durante esta palestra iremos apresentar algumas tendências da indústria sobre a adoção do HTML5, apresentar bibliotecas para geração de aplicações para dispositivos móveis baseadas em HTML5, exemplos de código e apresentar as ferramentas e serviços na nuvem gratuitos da Intel para os desenvolvedores de Apps em HTML5. Ao término da apresentação os desenvolvedores terão uma visão geral sobre o futuro do HTML5 na indústria, sobre como e onde encontrar mais informações para se especializarem na tecnologia, e conhecerão ainda bibliotecas, ferramentas e serviços gratuitos para poder iniciar o desenvolvimento de Apps sem complicação.

Palestrante: Jomar Silva

Minicurrículo:
Engenheiro Eletrônico especializado em Padrões Abertos e Open Source, Community Manager de HTML5 na Intel no Brasil.


Palestra 3:
Título: Be MEAN - Crie aplicações inteiramente em Javascript
Breve descritivo: MEAN é o acrônimo de MongoDb Express, AngularJs e Node.js, uma pilha de soluções para desenvolvimento focada em Javascript. Com MongoDB, podemos armazenar documentos no formato JSON, escrever consultas JSON sobre um servidor baseado em ExpressJS e Node.js, e passar documentos JSON para um frontend AngularJS, fazendo com que os objetos armazenados no banco de dados sejam essencialmente idênticos aos objetos que o cliente Javascript manipula. Além disso, a sintaxe utilizada no cliente e servidor são as mesmas.

Palestrante: Jean Carlo Nascimento (Suissa)

Minicurrículo:
Jean Carlo Nascimento conhecido como Suissa é entusiasta da internet desde os 10 anos de idade e trabalha com sites desde os 15. Há 9 é profissional de Desenvolvimento Web, utiliza primordialmente HTML5, CSS3, AngularJs/jQuery, PHP/Node.js e Mysql/MongoDb. Sendo também evangelista de tecnologias como NoSQL e Node.js. Formado pela UTF-PR, fez especialização em Desenvolvimento Web. Atualmente trabalha como CTO da Atrion, Webdeveloper Senior na Tagon8 e Diretor de Conteúdo do Techinsider, possuindo também projetos pessoais como nosqlbr.com.br, frontendbrasil.com.br, jquerybrasil.org e javascript brasil.com. Sendo organizador dos eventos: Sampa.js, FrontinSampa e FrontinPG.


Palestra 4:
Título: Palestra: Do SVG ao 3D uma viagem pelos vetores escalados
Breve descritivo: Nesta palestra vamos explorar e conhecer os inumeros recursos do formato SVG ou simplesmente " Scalable Vector Graphics" que vão desde controlar projetos web até possibilitar incríveis animações 3d! Veremos o que é SVG e a grande rede, animações com SVG, fazendo 3D com SVG.

Palestrante: Guilherme Razgriz

Minicurrículo:
Diretor de arte desde 2003 o mesmo utiliza apenas ferramentas livres em suas tarefas diárias, seja na criação de uma complexa peça como uma empena com tipografia exótica ou ainda redigindo um simples documento interno. Participante ativo de diversos projetos da comunidade como por exemplo o vivaolinux foi ainda mantenedor do portal referência em Gimp no Brasil *(www.ogimp.com.br <www.ogimp.com.br/>) entre 2009 e 2012, é ainda o criador da aclamada serie Blender Para todos! onde o acesso a criação digital 3D é compartilhado e difundido a todos sem restrições. Criador e Ceo da primeira escola de computação gráfica livre do Brasil o Cria Livre <crialivre.com.br/>, Razgriz também é membro fundador do grupo de interesse em prol das ferramentas de criação livres dentro do portal Software Púlbico, o 4CMULTI <www.softwarepublico.gov.br/4cmulti>. Razgriz é também autor de vastíssima documentação especializada em direção de arte com software livre sendo hoje o blog El Diablo Criativo*(razgrizbox.tumblr.com) a fonte mais vasta em documentação avançada que se pode encontrar em português na web sobre o seguimento.

Razgriz também ministra desde 2005 palestras e mini cursos sobre computação gráfica e direção de arte com software livre, afim de que a própria comunidade deixe de pensar nessa ramificação como uma alternativa a outras soluções pagas, mas sim como uma solução tão boa ou se não superior em diversos quesitos. Ele considera que o software nada mais é do que uma extensão das nossas capacidades mentais e motoras, e que a grande vantagem do software livre é que não existem restrições quanto as possibilidades de tais benefícios.


Palestra 5:
Título: CSS 3 - A Web com mais estilo
Breve descritivo: O CSS 3, a próxima versão do CSS, traz uma série de novidades que facilitam o desenvolvimento de aplicações e sites mais bonitos, funcionais e simples de se desenvolver. Saiba mais sobre o que está por vir, e o que já pode ser usado.

Palestrante: Rafael Ferreira Silva

Minicurrículo:
Graduado em Ciência da Computação, desenvolvedor Web desde 2001, atua na criação de sistemas e sites com foco na Web. Membro atuante de comunidades de software livre, é o fundador da comunidade brasileira de usuários de Drupal no Brasil. Atua, eventualmente, como professor e já treinou mais de 1000 pessoas para usarem o Drupal, nos mais variados níveis. Trabalha no SERPRO desde 2005, onde desenvolve sistemas e sites para o Governo Federal.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: