Ações do documento

Seminários Tecnológicos - Desenvolvimento em Tecnologias Móveis

O que
Quando 17/01/2012
de 09:00 até 16:00
Onde regionais do Serpro
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

O Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal e o Serpro convidam você a participar do Seminários Tecnológicos - Edição Desenvolvimento em Tecnologias Móveis.

 

Segundo a Folha de São Paulo, entre 2006 e 2010, as vendas de computadores portáteis cresceram mais de dez vezes. Desde o ano passado, já se vendem mais notebooks do que computadores de mesa. Ao mesmo tempo estamos presenciando uma revolução nos formatos dos computadores que passaram da tradicional tela, teclado e mouse para diversos outros formatos, como celulares inteligentes, tablets e televisões digitais. Dentro de diversos lares já podemos encontrar pequenas redes integradas linkando recursos do computador de mesa para serem acessados pela televisão digital ou o celular que se conecta na rede wireless para acessar serviços de VOIP ou redes sociais.

 

Este evento pretende realizar um conjunto de palestras de cunho eminentemente prático, de nível avançado, apresentando um conjunto de ferramentas que demonstrem o desenvolvimento de aplicações para mídias móveis, bem como a apresentação de casos de sucesso na implementação de soluções nestas plataformas.

 

Data: 17 de Janeiro de 2012

Horário: 9h às 16h

 

Local: o evento será transmitido por videoconferência e pela internet no endereço: assiste.serpro.gov.br/tecnologias-moveis, se quiser encaminhar perguntas durante a palestra, utilize os canais de comunicação: twitter @CISLGovBR ou e-mail cisl@serpro.gov.br.


Programação

  • 09:00 às 09:10 - Abertura do evento, com Júlio Neves (Rio de Janeiro)

  • 09:10 às 10:00 - Android. Visão Geral - Oscar Isauro Bacelar Marques (Serpro) (Rio de Janeiro)

  • 10:00 às 11:00 - Sincronização de informações com dispositivos móveis - Emerson Faria Nobre (Serpro) (Curitiba)

  • 11:00 às 12:00 - TV Digital - Interatividade – Mobilidade – Comunicação - Marco Antônio Munhoz da Silva (Dataprev) (Porto Alegre)

  • 12:00 às 13:00 - PHP 4 Android - Oscar Isauro Bacelar Marques (Serpro) (Rio de Janeiro)

  • 13:00 às 14:00 - NetBaker aumentando a entropia do universo móvel - Cleuton Sampaio de Melo JR (Serpro) (Rio de Janeiro)

  • 14:00 às 15:00 - Mobile Banking no Banco do Brasil - histórico, desafios e estratégias- Rodrigo Mulinari (Banco do Brasil) (Brasília)

  • 15:00 às 16:00 - Portal de serviços do estado do Paraná para dispositivos móveis (Celepar) (Curitiba)

     

Abertura


Júlio Neves: Coroa, nerd, escritor técnico, professor e grande apreciador de chope gelado, o Julião está sempre ajudando e passando seu conhecimento aos novatos. Seja na sala de aula, seja em congressos ou até mesmo no Boteco do Chico, que fica ao lado de sua casa, no qual escreveu o Papo de Botequim, para a Linux Magazine e que hoje que está em sua página na internet.


Palestrantes


Rodrigo Mulinari (Banco do Brasil): Formado em Ciências da Computação, pós-graduado em Engenharia de Sistemas e Mestre em Engenharia Elétrica pela UnB. Atua há 11 anos no desenvolvimento de soluções de autoatendimento bancário. Atualmente coordena a equipe responsável pelo desenvolvimento de soluções de TV Digital e mobilidade do Banco do Brasil.


Marco Antônio Munhoz da Silva (Dataprev): Analista de Tecnologia de Informação, envolvido com desenvolvimento de sistemas a mais de 10 anos, atualmente trabalhando na UDSL – Unidade de Desenvolvimento de Software Livre – RS, em Porto Alegre. Palestrante sobre “TV Digital” nos eventos de Software Livre: Fórum Internacional de Software Livre, Linuxpark, Latinoware, Campus Party, Freesoftware Rio, CONSEGI, Universidades e outros. Foi gestor do projeto “ TV Digital – Social” patrocinado pela Dataprev.


Oscar Isauro Bacelar Marques (Serpro): Oscar Marques é formado como Técnico pelo CEFET - Campos dos Goytacazes. Atualmente atua na Divisão de Segurança da Informação no Rio de Janeiro do SERPRO e é organizador de uma Conferência de Segurança, também é editor de uma famosa Zine Underground focada na (In)Segurança da Informação. Atualmente é vice coordenador do Comitê de Software Livre do Rio de Janeiro, focando e atuando constantemente em eventos de Software Livre e Comunidades em geral. Atualmente estuda Sistemas Embarcados, Mobiles e tecnologias em geral. Desenvolve pesquisas na áea de Segurança da Informação onde estuda RFID, GSM, Arduino, Android e etc... Já palestrou em eventos como o FLISOL, FreeSoftwareRio, SlackShow, CONSEGI e etc..


Cleuton Sampaio (Serpro): Mestre formado pelo IBMEC, é professor universitário e arquiteto de software, certificado como SCEA e PMP, com grande experiência no desenvolvimento de aplicações corporativas distribuídas. Atua como professor universitário há muitos anos e é analista de sistemas, com mais de 30 anos de experiência. Tem vários livros publicados pela editora Brasport. Atualmente, trabalha também no Serpro, lotado na SUPST / STDAI.


Emerson Faria Nobre (Serpro): Ingressou no SERPRO em 2005, Mestre em informática, Especialista em engenharia de software. Atua no desenvolvimento p/ dispositivos móveis no SERPRO/SUPSI.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: